Imunocomplexos circulantes |
Sinônimo: Complexo imune circulante
Seção: Imunologia
Material: Soro
Volume: 2 ml
Rotina: Diária
Prazo de entrega: 15 dias
Jejum: Sim, 8 horas.
Interpretação: Usado no monitoramento da atividade do lupus eritematoso e artrite reumatóide. Um grande número de doenças está associado aos imunocomplexos. A quantificação destes auxilia no controle de tratamento e monitoração da atividade das doenças. Valores aumentados: lupus eritematoso, artrites reumáticas, algumas glomerulonefrites, doenças infecciosas (HBV, HIV), endocardites.
|
|
Imunoeletroforese de Proteínas Séricas |
Sinônimo: Ver: Imunofixação de Proteínas Séricas
|
|
Imunofixação de proteínas séricas |
Sinônimo: Eletroforese de Imunoglobulinas , Imunoeletroforese de Proteinas Séricas
Seção: Imunologia
Material: Soro
Volume: 1 ml
Método: Imunofixação
Rotina: Diária
Prazo de entrega: 10 dias
Jejum: Sim, 8 horas.
Interpretação: Usado na caracterização de cadeias monoclonais de paraproteínas envolvidas em gamopatias; detecção de quantidades de proteínas não medidas em eletroforese de proteínas. A presença de paraproteínas IgG, IgA, ou IgD pode indicar mieloma múltiplo ou gamopatia monoclonal de significado incerto. A presença de cadeias leves monoclonais pode indicar mieloma múltiplo. Paraproteínas e/ou cadeias leves monoclonais podem estar associadas a amiloidose primária. Paraproteínas IgM são características de macroglobulinemia de Waldenstron; pequenas concentrações podem estar associadas a doenças linfoproliferativas.
|
|
Imunoglobulina A - IgA |
Seção: Imunologia
Material: Soro
Volume: 1 ml
Método: Nefelometria
Rotina: Diária
Prazo de entrega: 7 dias
Jejum: Sim, 8 horas.
Interpretação: Usado no diagnóstico das deficiências congênitas ou adquiridas de IgA; avaliação de infecções respiratórias de repetição. A IgA é encontrada na lágrima, suor, saliva, leite, colostro e em secreções brônquicas e gastrointestinais, constituindo 15% das imunoglobulinas séricas. Na eletroforese, migra na região entre beta e gama. A deficiência seletiva de IgA é o distúrbio de imunodeficiência primária mais comum, sendo caracterizada pela ausência de IgA sérica com níveis normais de IgG e IgM; sua prevalência é de cerca de 1:700 a 1:500 indivíduos. A maioria dos pacientes é assintomática, porém alguns podem apresentar infecções freqüentes e recorrentes, tipicamente envolvendo os seios paranasais, brônquios e pulmões. Alguns casos de deficiência de IgA podem entrar em remissão espontaneamente. Na deficiência associada da subclasse IgG2, a sinusite recorrente e as infecções bronco-pulmonares são comuns. Pacientes com uma deficiência combinada de subclasses de IgG e IgA devem ser avaliados para respostas anticórpicas funcionais a imunização com antígenos glicoprotéicos.
Valores de Referência: Até 6 anos : 1,7 a 9,1 mg/dl
Acima de 6 anos : 6,0 a 26,9 mg/dl
|
|
Imunoglobulina E - IgE |
Seção: Imunologia
Material: Soro
Volume: 1 ml
Método: Quimioluminescência.
Rotina: Diária
Prazo de entrega: 3 dias
Jejum: Sim, 8 horas.
Interpretação: Usado para avaliação de processos alérgicos (asma, rinite, dermatite); acompanhamento de parasitoses intestinais. A imunoglobulina E é uma classe de anticorpos que medeia uma variedade de reações de hipersensibilidade, por degranulação de basófilos e mastócitos. A presença de IgE específica para determinado alérgeno, em quantidades superiores ao referencial, pode estar associada a um aumento de risco relativo para o desenvolvimento de sintomas de hipersensibilidade mediada por IgE, principalmente em indivíduos atópicos. Nos processos alérgicos, predominam os sintomas alimentares na infância e os respiratórios no adulto. Valores aumentados: bronquites, mieloma, síndrome de hiper IgE, aspergilose, filariose pulmonar, síndrome de Wiskott-Aldrch.
Valores de Referência: Até 1 ano : 1,4 a 52,3 UI/ml
De 1 a 4 anos : 0,4 a 351,6 UI/ml
De 5 a 10 anos : 0,5 a 393,0 UI/ml
De 11 a 15 anos : 1,9 a 170,0 UI/ml
Adultos : 0 a 378,0 UI/ml
|
|
Imunoglobulina G - IgG |
Seção: Imunologia
Material: Soro
Volume: 1 ml
Método: Nefelometria
Rotina: Diária
Prazo de entrega: 7 dias
Jejum: Sim, 8 horas.
Interpretação: Usado para avaliação da deficiência da imunidade (humoral, congênita, adquirida ou transitória). Valores aumentados: infecções crônicas (policlonal), mieloma múltiplo (monoclonal).
Valores de Referência: IDADE
0 a 12 meses: 232 a 1411 mg/dl
1 a 3 anos: 453 a 916 mg/dl
4 a 6 anos: 504 a 1465 mg/dl
7 a 9 anos: 572 a 1474 mg/dl
10 a 11 anos: 698 a 1560 mg/dl
12 a 13 anos: 759 a 1550 mg/dl
14 a 15 anos: 716 a 1711 mg/dl
16 a 19 anos: 549 a 1584 mg/dl
Adulto: 751 a 1560 mg/dl
|
|
Imunoglobulina M - IgM |
Seção: Imunologia
Material: Soro
Volume: 1 ml
Método: Nefelometria
Rotina: Diária
Prazo de entrega: 7 dias
Jejum: Sim, 8 horas.
Interpretação: Usado para avaliação da deficiência da imunidade humoral; diagnóstico e acompanhamento terapêutico da macroglobulinemia de Waldenstron. Valores aumentados: infecções agudas. Valores diminuídos: síndrome de Wiskott-Aldrich (ocorre aumento da síntese de IgA).
Valores de Referência: IDADE
0 a 4 meses: 13 a 135 mg/dl
5 a 8 meses: 23 a 159mg/dl
9 a 23 meses: 33 a 160 mg/dl
24 a 36 meses: 39 a 230 mg/dl
4 a 17 anos: 45 a 190 mg/dl
Acima de 18 anos: 25 a 310 mg/dl
|
|
Insulina |
Seção: Hormônios
Material: Soro
Volume: 1 ml
Método: Quimioluminescência
Rotina: Diária
Prazo de entrega: 3 dias
Jejum: Sim, 8 - 12 horas. Seguir ordem médica, se houver.
Observações: Deverá ser acompanhada de dosagem da Glicemia.
Interpretação: Alem de sua indicação no diagnóstico de insulinoma, a dosagem de insulina pode ser utilizada para estudo de outras causas de hipoglicemia. Diversas formas de resistência a insulina, por diferentes mecanismos, vem sendo descritas. A causa mais conhecida e a que acompanha a obesidade, que apresenta niveis de insulina elevados, com resposta exagerada após a sobrecarga glicidica. Nesses casos, ocorre elevação da insulinemia, frente a niveis normais ou elevados da glicemia.
Valores de Referência: 0,5 a 29,0 µIU/mL
Interpretação: Os valores da insulinemia normalmente acompanham os níveis de glicemia. Os valores da insulina são baixos (menos de 10 uU/ml) quando a glicose for menor que 60 mg/dl. A relação da insulina em jejum (uU/ml) com glicose (mg/dl) é 0,3 ou menor. No insulinoma encontra-se hipoglicemia (menos de 50 mg/dl) acompanhada de valores da insulina superiores a 10 uU/ml.
|
|
|